terça-feira, junho 08, 2010

Fazendo as malas!! Ou melhor: a mala!!



Hoje, ainda me faltam 53 dias para o meu re-embarque, mas meus dedinhos já estão coçando para começar a preparar minha mala.



Quando embarquei pela primeira vez, á cerca de 1 ano atrás, levei comigo 2 malas e 1 bolsa grande de mão, onde coloquei documentos, alguma coisa de maquiagem, câmera fotografica e dinheiro.

Pelo pouco conhecimento da vida que teria no navio e por ser mulher acabei exagerando um pouco!! Me lembro que uma dessas malas foi apenas para sapatos ( bota, tenis, chinelo, sapatiha, 2 sapatos de salto, 2 ana bela) e para itens de higiene e medicamentos, realmente um exagero!! De todos os calçados que levei usei apenas 1 ana bela preta, um sapato de salto estilo ana bela mais confortável para as festas, 1 havaiana´s e 1 sapatilha que usava para sair do navio, pois na maioria das vezes eu costumava andar bastante e precisava de conforto, na sacola contendo os itens de higiene continham, 2 embalagens de shampoo, 2 embalagens de condicionador, 6 sabonetes em barra, 2 sabonetes líquido, 2 escovas de dente, 2 cremes dental, 2 desodorantes, 2 cremes hidratante, gel para cabelo, cotonetes, 1 pacote de algodão bolinha. De medicamentos, também levei muita coisa que acabei não usando, logo mais a baixo vou descrever realmente o que é necessário.


Na minha segunda mala, levei roupas, kit manicure ( esmalte incolor, base fortificante, alicate de cutícula, acetona, palito e cortador de unha), necessaire ( maquiagem, perfume, escova para cabelo, pente para cabelo, pinça), fotografias, canetas, livros, bonés, 2 despertadores, dvds.


Exagerei no sentindo de levar muita coisa que acabei não usando, o que tornou as duas malas muito pesadas, atrapalhando dessa maneira a minha entrada no navio, sem ninguém para ajudar, encontrei dificuldade em subir com as malas pela gangway e descer as escadas para a cabine.


Agora, voltando para o segundo contrato, pretendo levar apenas uma mala, como farei temporada brasileira, se precisar de mais alguma mala posso comprar, ou pedir para meus pais me levarem até o porto.


Praparando a bagagem para o embarque:


Roupas:


Pijama ou camisola


1 Roupa para noite ( crew parties) + variação ( 1 blusa , 1 vestido)


Roupas básicas ( 1 calça jeans, 1 saia jeans, 4 blusinhas, 1 vestido)

1 Casado de frio


Roupas íntimas ( 7 calcinhas, 3 soutiens)


1 Roupa para academia ( ás vezes frequentava a academia, 1 ou 2 veses no mês)


1 Biquini ou maiô

1 Par de meia soquete


1 ou 2 Meia Calça (s)


• Pode estar certo (a) de que não utilizará mais do que isso, 80% do seu tempo passará com o seu uniforme, portanto não vale a pena encher sua bagagem, pois isso te causará problemas quando for preparar as malas para a volta para casa. Me esqueçi de mencionar que para os que embaracarão e trabalharão por um tempo na Europa, irão comprar roupas e calçados, os preços são ótimos, inclusive as roupas e calçados de marca.


Calçados:


1 chinelo ( havaiana´s)


1 sapato de salto para noite ( ana bela, ou sandália, ou scarpin)


1 sapatilha para descer do navio


1 tênnis para academia ou para descer do navio


1 rasteirinha ( no meu caso, não uso)



Higiene


Observação: Para evitar o excesso de peso, poderá levar o suficiente para durar 1 mês. Itens relacionados á higiene são baratos e fáceis de encontrar na Europa e até mesmo no navio**


** No navio não é interessante fazer a compra, embora como crew member você terá 20% de desconto, o preço, ainda assim, acaba sendo mais alto.


Shampoo, condicionador, creme hidratante, cotonete, algodão ( 1 pacote é muito!), absorvente, perfume, creme hidratante facial, escova e creme dental, fio dental, enxaguante bucal ( para quem tem o hábito de utilizar), gel para cabelo ou pomada ou spray (opcional), creme para pentear ( para quem utiliza), óleo reparador de pontas ( para quem utiliza) e outros itens que fazem parte dos seus hábitos diários.


Medicamentos



Acho importante deixar claro, que encontrará todos os medicamentos necessários no hospital do navio, acho importante levar esses itens abaixo, que foram muito úteis para a minha sobrevivência a bordo.


Dorflex, curativos ( Band-Aid), venocur ( Ativa a circulação, prevenindo contra várizes), vitaminas, antitérmico, dramin, guaraná em pó, pílula anticoncepcional e preservativos. Se você utiliza algum medicamento específico poderá levá-lo.

** No navio poderá encontrar preservativos no hosital e alguns navios possuem máquina, como as de refrigerantes, mas de preservativos. É importante ter algum com você, caso a máquina não esteja funcionando e o hospital poderá estar fechado quando mais precisar.


Acessórios


Brincos, pulseiras, boné, cachecol, lenço, e os que você costuma utilizar para compor o seu visual.


** Geralmente os acessórios são leves e não ocupam muito espaço na mala!! Vale a pena abusar do estilo!!


Mala de mão ( Mochila, ou o que você preferir)


Na mala de mão é importante levar tudo aquilo que poderá precisar durante a viagem, ou que tenha algum valor e você queira ao seu alcance.


Documentos, câmera, notebook, mp3, 4 ou 5, celular, 1 peça de roupa ( sua bagagem pode ser extraviada), desodorante ( importante que não seja líquido), maquiagem, psp, passaporte, dinheiro, e o que mais você achar necessário.


Outros


É bem legal levar fotografias de amigos e família, ás vezes bate a saudade e as fotos fazem você se sentir mais perto de quem ama e até mesmo para te dar força nos momentos de fraqueza. Livros, embora não tenha muito tempo para ler, mas nunca se sabe quando terá que matar o tempo com alguma coisa, muitas vezes eu perdia o sono durante a noite e um bom livro sempre me salvava.


Se você achar que deve levar mais alguma coisa além disso, vá em frente, a primeira experiência é sua, me lembro que quando embarquei para o primeiro contrato levei tudo que achava necessário, hoje vejo que exagerei um pouco. Mãos á obra e se divirtam fazendo ás malas, no meu caso, a mala!


Um comentário:

  1. Adorei a dica!! Como sou marinheira de primeira viagem....ajudou e muuuuito!
    Deus abençoe! Bjitos

    ResponderExcluir